Sinop

Microeempreendedores individuais são a chama que ajudam a manter a economia de Sinop aquecida

Publicado em

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) iniciou esta semana com o sentimento de dever cumprido. Acontece que, a noite de sexta-feira [26] foi reservada para um bate papo, palestra e capacitação para os microempreendedores individuais que desempenham suas funções comerciais e de prestação de serviços em Sinop.

A parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrase) revelou aos participantes que eles são os pés direito de uma economia consolidada. Dados levantados e compilados pelos entes, evidenciaram vetores que as MEI’s são responsáveis por 65% da distribuição de renda no município.

Com a missão de fazer a classe MEI aumentar a sua fatia na participação econômica do município, a Sedec, ancorada à tais estatísticas [Observatório de Dados https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/8efba186-5375-4dea-8923-814eb3015957/page/p_8iqlmdpgwc?s=kFCNUaeUkOE] mostrou à eles, como interpretar ações do Poder Executivo que, por sua vez, implicarão e resultarão em novos nichos econômicos.

“Os dados que estamos apresentando são de um estudo que a Secretaria fez com o Sebrae e que compõe um projeto chamado Cidade Empreendedora e Sustentável, um raio-x da economia local que nós chamamos de Sinop em Números” [https://www.sinop.mt.gov.br/fotos_downloads/411.pdf] , destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves ao pontuar que o Plano Diretor do município também serviu de base.

Leia Também:  Forças integradas apreendem 2,2 toneladas de cloridrato de cocaína em Sinop e Poconé

Uma importante troca de informação muito bem ilustrada pela trajetória comercial de microempreendedora Rozeli Bonifácio que, há 18 anos trabalha com a confecção de figurinos e, desde de 2011 desempenha suas habilidades manuais como empresária com registro de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica / Micro Empresa Individual.

“Esta não é a primeira palestra de capacitação que eu participo. Eu sempre procuro estar presente porque isso me faz abrir a mente. Eu trabalhava com figurinos desde 2005, mas não tinha empresa aberta. Depois que eu abri minha MEI, eu abri um leque de oportunidades, como vender para poderes públicos. Agora eu posso fazer o cadastro de fornecedor! Agora eu posso emitir Nota como pode a fábrica de vacinas contra a covid”, dispara exemplificando que, não basta fazer a fantasia de Zé Gotinha para as campanhas de vacina da paralisia, tem que ter documentação para vender para o Governo.

Os números que envolvem MEI”s, em Sinop, são bastante expressivos. Os registros revelam que, somente no primeiro semestre desse ano [2023] foi abertas 1.247 empresas na modalidade microeempreendedor individual.

Leia Também:  Coral de idosos dos CRAS se apresenta pela primeira vez no Natal dos Sonhos em Sinop

Ao todo, são mais de 6 mil MEI’s abertas e ativas. “Não é regra, mas um grande número desses micro-empresários, são ex-funcionários que deixaram a empresa que trabalhavam para abrir o seu próprio negócio e empreender. Se olharmos superficialmente, foi uma baixa na empresa que ele deixou, mas se olharmos a fundo, essa vaga abriu um novo posto de trabalho na empresa antiga, assim como no novo comércio, pois grande parte dos MEI’s empregam pessoas e, isso, é o que ajuda o nosso comércio e a nossa prestação de serviços a deixar a nossa economia cada vez mais aquecida”, finaliza o secretário.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA