Conforme a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Priscilla Diel Bobrzyk, o objetivo central da capacitação foi habilitar o Município de Sorriso para o cadastramento dos processos de solicitação de medicamentos do Componente Especializado, concretizando a descentralização desses processos.

“A partir de agora o Município é o responsável por lançar seus processos no sistema Horus”, explica. Na prática, isso possibilitará que após o cadastro, os processos sejam analisados e autorizados em um prazo máximo de 15 dias. Até então, cada processo demorava entre 30 a 60 dias para análise e liberação.

Priscila frisa que a equipe já iniciou o trabalho. “Com a capacitação já assumimos a responsabilidade sobre 1,6 mil processos em andamento”, detalha. Além do cadastro, o Município também é responsável pela dispensa da medicação. “Assim que o medicamento é liberado nossa equipe retira em Cuiabá e realiza a entrega para o paciente”, explica a coordenadora.

Leia Também:  Administração Municipal antecipa ações para evitar incêndios urbanos

Para o gestor da pasta de saúde e saneamento, Luis Fábio Marchioro, a mudança é um avanço que irá possibilitar agilidade tanto no início quanto na continuidade do tratamento dos pacientes que fazem uso de medicamentos de alto custo. “Assumimos essa responsabilidade em forma de parceria com o Estado; o intuito é sempre garantir e acelerar o acesso à saúde por parte do nosso cidadão”, ressalta.

Onde procurar

Quem precisa de apoio pode procurar o departamento de Assistência Farmacêutica na Rua Alta Floresta, n.º 53, bem do ladinho da Central de Regulação Municipal; a equipe também atende pelo número (66) 3907-6970, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira. Vale lembrar que é necessário levar a receita prescrita pelo médico e os documentos pessoais do paciente.

Anúncio