SAÚDE

RISCOS: Funcionários de home care testam para Covid e transporte de pacientes atrasa em VG

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Ao menos 20 funcionários da Help Vida, empresa contratada pela Prefeitura de Várzea Grande para fazer o transporte de pacientes do município, foram contaminados com o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo o secretário de Comunicação Social, Marcos Lemos, após uma confusão que acontecia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque do Lago nesta sexta-feira (5).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Várzea Grande é a segunda cidade com maior número de infecções pelo vírus. Até o fim da tarde desta quinta-feira (4), eram 324 casos e 14 óbitos pela doença.

Diante do alto volume de casos e internações, Lemos esclareceu que a cidade não está suportando atender a demanda com o número de ambulâncias disponibilizadas pela Taiamã Serviços Hospitalares.

“Deveria ser a Help Vida que não está cumprindo, tem só duas unidades de ambulâncias atendendo a gente. Nós já estamos com dificuldade para regular outros casos graves em outras unidades de Várzea Grande”, comentou.

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Na manhã de hoje, a neta de um idoso de 85 anos com suspeita de coronavírus reclamou da demora para conseguir mudar avô para o leito de UTI de um hospital referência na Covid-19. Além disso, ela contesta que o avô esteja com o vírus, já que foi internado na última sexta-feira (29) com sintomas de pneumonia e precisou ser entubado.

“A minha avó fica com ele o tempo todo e não tem sintomas nenhum. Não acho que ele está com Covid coisa nenhuma, estão mentindo. Se não tiver com Covid, ele vai acabar pegando quando transferir pro Hospital Metropolitano. Por que até ontem era pneumonia, fez três exames de Covid e não deu e só agora dá?”, questionou.

Contudo, Lemos explicou que assim que os pacientes são diagnosticados com vírus, precisam ser imediatamente transferidos para os hospitais de referência. “Feito o exame clinico que dá indícios que a pessoa esteja contaminada, o tratamento fica diferente porque pode contaminar outros. Dependendo do caso, o paciente precisa ir imediatamente para a UTI. A grande confusão está ai”, disse.

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Ao FOLHAMAX, a Help Vida negou que os funcionários estejam infectados e esclareceu que parte dos respiradores utilizados nas ambulâncias estão em manutenção e por isso não teria condições de atender a transferência dos pacientes seguindo todos os protocolos de segurança.

Contratamos a empresa Taiamã Serviços Hospitalares para fazer esse serviço. Essa nova empresa na medida do possível vai tentar substituir até que a Help Vida resolva os problemas com seus servidores”, disse.

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TEXTO: FOLHA MAX

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