SAÚDE

SISTEMA EM COLAPSO: Hospitais privados não têm mais UTI para Covid; secretário detona aglomeração em festa do Cuiabá

Publicado em

O secretario estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, alertou que os hospitais particulares já entraram em colapso com a falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com a Covid-19. Durante entrevista ao programa Tribuna (Rádio Vila Real FM 98.3) nesta segunda-feira (25), o chefe da pasta voltou a reforçar que Mato Grosso pode viver uma situação caótica com a nova onda contaminação.

 

 

                                                           

 

 

“As pessoas precisam acreditar nisso e parar de fazer o que estão fazendo, porque estão apostando que não vão ser atingidas. 5% dos atingidos vão precisar de um leito de UTI, mas acreditam que não. Então, se colapsarmos, não haverá leitos de UTI para atender todo mundo. Na rede privada, inclusive, já não tem leito para quem tem plano de saúde”, disse.

Leia Também:  Rio e Niterói confirmam quinta dose de vacina contra covid-19

 

 

O alerta ocorreu quando Figueiredo comentava sobre a festa realizada pela torcida do Cuiabá Esporte Clube, que se aglomerou no entorno da Arena Pantanal na noite da última sexta-feira (23), quando o time da capital subiu para à Série A do Campeonato Brasileiro. Como o jogo não foi aberto ao público, justamente para evitar a contaminação do coronavírus, diversas pessoas comemoraram a conquista da equipe do lado de fora do estádio. Muitos não faziam o uso da máscara de proteção. 

Anúncio

 

 

Imagens gravadas no local viralizaram rapidamente e geraram críticas nas redes sociais. Figueiredo também repudiou a atitude dos torcedores diante da pandemia e do aumento desenfreado de casos no Estado, onde as UTIs ultrapassam 70% de ocupação na rede pública.

 

 

“Nós estamos com pouco mais de 100 leitos disponíveis em todo Estado e é difícil ampliar. No Amazonas já tem uma fila de pessoas esperando para morrer, porque não tem como internar. As pessoas que querem correr esse risco, continuem com esse comportamento. Eu acabei de ser salvo e quase perdi a vida para a Covid. Eu sei o que é ficar em um leito de UTI com essa doença e várias outras pessoas já passaram pela mesma angustia que eu”, disse. 

Leia Também:  Vacina russa para Covid-19 induziu resposta imune e não teve efeitos adversos

 

 

PANDEMIA

 

Anúncio

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (24.01), 208.088 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.968 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

 

 

Foram notificadas 341 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 208.088 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.296 estão em isolamento domiciliar e 193.762 estão recuperados.

 

 

Fonte: FOLHA MAX

Anúncio

“>”>

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA