“Médica de B. Horizonte alertando sobre a vacina da gripe adicionada com a vacina bivalente (da covid). Essas vacinas estão sendo unificadas em uma… Dizendo que é a vacina da gripe. Mas ela é veneno”

Fique calmo. É fake news. Sim, trata-se de mais uma daquelas mentiras espalhadas online e que afetam a saúde da população brasileira.

No áudio em questão a voz de uma mulher – de uma suposta médica de Belo Horizonte, orienta a população a não procurar a vacina da gripe porque “eles vão enfiar a vacina da covid dentro da vacina da gripe”.

Na sequência, ainda diz que a vacina é produzida pela Pfizer e que a meta seria eliminar “50% da população do mundo” e que “as vacinas estão deixando muito mais sequelas do que a própria doença”.

E vamos te explicar porque é fake e você pode fazer a vacina da gripe tranquilamente:

Primeiro: a médica não se identifica, não há comprovação de atuação profissional. Qualquer pessoa pode gravar um áudio e se passar por médica, né não?

Leia Também:  PANDEMIA: Mato Grosso contabiliza oito mortes por covid em 24 horas

Segundo: no país, a Anvisa aprovou somente a vacina da Pfizer como bivalente e a Pfizer não produz nenhum imunizante contra a gripe!

Anúncio

Terceiro: no Brasil, o fornecedor do imunizante contra a gripe é o Instituto Butantan.

Quarto: até o momento, o país não conta com nenhuma vacina única para gripe e covid-19.

Agora que você já sabe da verdade, pode buscar a imunização tranquilamente.

Vale lembrar que no Município, a vacina contra gripe foi liberada para toda a população acima de seis meses de idade na terça-feira, 16 de maio. São cerca de 11 mil doses disponíveis em todos os Programas de Saúde da Família (PSFs) e na sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central e fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. E tem mais: os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até às 19 horas com oferta do imunizante.

E nesse domingo, a equipe dá mais uma mãozinha com ação de vacinação na Praça das Fontes das 15 às 19 horas. Basta comparecer, levar o cartão SUS ou o CPF e o cartão de vacinas; se você perdeu o cartão de vacinas, não tem problema, a equipe confecciona outro na hora.

Leia Também:  Concurso público da saúde foi um dos maiores feitos do Município na gestão Emanuel Pinheiro